9 de novembro de 2011

Festa Portuguesa

O futebol é engraçado. Às vezes ele estraga nosso dia, por mais que tentemos negar, por menos que queiramos nos importar - "nunca mais torço por esse time enquanto esses mercenários estiverem vestindo essa camisa!" é uma frase recorrente após uma derrota humilhante. A indignação dura um, dois dias, dura um jogo.

O futebol é engraçado. Às vezes ele salva o nosso humor, nos dá aquela alegria boba e inesperada com gosto de infância, de inocência. Na semana seguinte a derrota amarga, no próximo Sábado, no próximo Domingo, no próximo jogo, estamos lá novamente, torcendo pelos mercenários, gritando seus nomes e pensando "agora ninguém segura!" após uma vitória.

O futebol pode ser cruel, injusto. Já vi grandes times perdendo por detalhes, por uma partida ruim, uma bola que bateu na trave e entrou de um lado e bateu na trave e saiu do outro. Já vi grandes jogos sendo completamente estragados porque o cara soprando o apito decidiu aparecer mais que os jogadores.

O futebol é o esporte mais apaixonante que existe, não conheço quase nenhum outro, mas tenho certeza do que estou dizendo. A paixão pelo jogo independe da divisão, do campeonato, da fase, do time, da torcida. Na hora em que a rede balança, todos os corações batem na mesma sintonia, todos voltamos a ser criança por pelo menos um instante. E esses são aqueles momentos pelos quais se vale a pena viver.

O futebol pode ser cruel, injusto, mas também pode ser bonito.

Hoje o Canindé estava bonito, lotado. Corações apaixonados cantavam em sintonia "Lusa ê ô, Lusa ê ô, Lusa ê ôôôôôôôôôôôô" e presenciar isso foi bonito como contemplar a lua que iluminava o céu dessa noite mágica. Era o jogo do título e a Portuguesa com sua quase impecável campanha merecia isso. A torcida merecia isso.

Do outro lado estavam os leões de Recife, o Sport, um time aguerrido e incrivelmente veloz. E o primeiro gol deles saiu rápido, bem na hora que eu estava entrando no estádio, ouvi a torcida da lusa calada e os jogadores de branco se abraçando - percebi que algo não estava bem. Eu nem cheguei a ver o gol. E nem vou ver replay, nem VT. Não quero estragar as minhas memórias dessa noite vendo os lances pela televisão.

Com o tempo eu vou me esquecer da maioria das jogadas, talvez me esqueça da falta no travessão e do chute raspando que trariam o empate ainda no primeiro tempo. Talvez me esqueça dos rápidos e perigosos contra-ataques que o Sport puxava. Talvez me esqueça ou supervalorize de maneira romântica a garra que a Portuguesa voltou para o segundo tempo, pressionando no mesmo embalo da torcida que não parava de cantar.

Talvez esqueça até detalhes do golaço de empate, no belo chute de Marco Antônio, talvez esqueça detalhes do drible sensacional de Luís Ricardo antes de cruzar para a área e a rede estufar no gol da virada. Talvez esqueça o gol de empate do Sport. Sim, talvez eu esqueça alguns detalhes, me confunda e exagere outros.

Mas eu tenho certeza que nunca vou me esquecer os sentimentos que vivi nessa noite, assistindo de perto essa partida onde dois times mostraram como uma briga entre leões deve ser. Nunca vou me esquecer a alegria de pular como criança na arquibancada, comemorando um gol, comemorando um título.

Nunca vou me esquecer do dia em que eu fui no Canindé lotado e vi a Portuguesa ser campeã. Eu vi a alegria genuína no rosto das pessoas à minha volta e não há como não se contagiar com isso. E quando isso acontece, você tem certeza que é um daqueles momentos pelos quais se vale a pena viver. Você tem certeza que mesmo não conhecendo muito outros esportes, o futebol é o melhor e mais apaixonante de todos eles.


Parabéns Lusa! E muito obrigado.


"We are the champions, my friends!"

6 comentários:

  1. Cena que nunca vou esquecer. Um carinha na nossa frente gritando pro Sport.

    "Timinhooo!! Timinhooo!!"

    huauhahu

    ResponderExcluir
  2. Sorte sua, camarada.
    Então parabéns!
    Alegria de uns, tristezas de outros (um lamento de quem vê um time, por péssima adm. ir para segundona. Meu Avaí; só lamento)

    Mas é isso aí, quem sabe um, breve, a gente volta.
    No entanto, ainda acredito num possível milagre, tal o que aconteceu com o meu Flusão, que por sinal vai bem. Vamos ver. Provavelmente, o ano que vem vou acompanhar mais de perto a segundona.
    Abraços e mais uma vez, parabéns pelo seu time!

    ResponderExcluir
  3. Júlio, na verdade eu torço pelo São Paulo, mas aqui na capital todos acabam tendo um carinho especial pela Lusa.

    Sábado o Avaí tem 3 pontos garantidos... mas estou vendo aqui na tabela que mesmo assim continua complicada a situação, está 6 pontos atrás do Ceará que joga duas em casa seguidas.

    ResponderExcluir
  4. Bela descrição de um belo momento !!!!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto. Ele resume bem o que vai nos corações da sofrida torcida lusitana.

    ResponderExcluir
  6. belo texto , meus parabens, em poucas palavras você transcreveu o que foi essa noite ¨inesquecivel¨para nos torcedores da lusa. muito obrigado.

    ResponderExcluir