9 de outubro de 2011

Santos encerra o tabu

O Santos, quando joga completo, é o melhor time do Brasil. É o melhor time da América. E em Dezembro descobriremos se também é o melhor time do mundo. Hoje todos apontam o Barcelona como favorito e realmente os espanhóis jogam o fino da bola. Mas futebol se resolve em campo e isso é história que ainda está por ser escrita.

Jogando completo e jogando na vila, o Santos tem se mostrado praticamente imbatível há alguns anos. Exceto quando tinha o Palmeiras como adversário. A exemplo do que acontecia na época de Pelé, o alvi-verde mais vitorioso do Brasil era o único a desafiar a hegemonia santista nos confrontos diretos.

E hoje o Santos jogava na Vila, mas não jogava completo. Já há algumas rodadas sem o talento de Paulo Henrique Ganso, hoje o Santos também estava sem sua jóia mais preciosa, o Santos estava sem Neymar. E quando isso acontece, o Santos volta a ser "apenas" um excelente time, com a camisa mais tradicional do futebol brasileiro. Com Neymar, o Santos é mágico.

O Palmeiras, também muito desfalcado, entra disposto a manter o tabu contra a equipe da baixada, já são dois anos sem derrota contra o rival. Mais do que isso, o maior campeão do último século quer conquistar pontos para se reaproximar do lugar que é seu por direito, a parte de cima da tabela. O Santos já está com a cabeça no Barcelona e joga apenas para honrar suas tradições e sua torcida.

Com um elenco limitado, o Palmeiras se mostra um time aguerrido, ao estilo de seu competente e trabalhador técnico. Mas só isso não basta, o jogo é fraco e se arrasta. Perigo apenas em lances esporádicos, bolas paradas, cobranças do sempre perigoso Marcos Assunção.

Muito pouco para as camisas que estão agora no gramado.

Volta o segundo tempo e o Santos se mostra mais disposto a vencer. O Palmeiras abdica do ataque. O Santos vai se virando sem o menino-gênio da camisa 11 e sufoca o Palmeiras. De tanto insistir, aos 30 o veterano Léo cruza na cabeça do artilheiro do campeonato e ele não perdoa. Borges marca seu impressionante vigésimo gol na competição.

O Palmeiras tenta a reação. Dizem que todo bom time começa por um bom goleiro. E Rafael se mostra um grande goleiro ao fazer milagre no chute de Fernandão, evitando o empate alvi-verde.

O jogo se arrasta sem muita emoção até o apito final.

O Santos presenteia sua torcida com a vitória e a quebra do tabu, mas o título agora é missão quase impossível. O Palmeiras estaciona no meio da tabela e agora até classificação para a libertadores começa a ganhar ares de sonho.

Um comentário: