9 de outubro de 2011

Livro - Mostre-me Deus


O Universo foi criado por acaso ou existiu um arquiteto nos bastidores? Houve um momento inicial (Big Bang), ou tudo já estava aqui desde sempre?

A ideia de uma explosão inicial que deu origem a tudo, automaticamente exclui a possibilidade da existência de Deus? Ou de alguma maneira poderia reforçar a crença no divino? É possível conciliar fé e ciência? 

Um macaco digitando aleatoriamente por 15 bilhões de anos em uma máquina de escrever poderia gerar uma obra igual a de Shakespeare em algum momento?

É possível provar a existência de Deus através da ciência?

No excelente livro "Mostre-me Deus - O que a mensagem do espaço nos diz a respeito de Deus", o autor Fred Heeren aborda esses temas e nos mostra os resultados de seu minucioso trabalho de pesquisa, apresentando inúmeros fatos e argumentos no mínimo curiosos, que nos fazem refletir sobre as origens do universo e da vida.

Heeren crê em Deus e tenta fundamentar sua fé com fatos científicos, principalmente o Big Bang. O autor apresenta várias questões de difícil resposta sem a variável "Criador" envolvida na equação. Por exemplo, por que após o Big Bang a força da gravidade não fez com que o universo voltasse ao ponto inicial de singularidade? Também nos apresenta as várias sequências de "coincidências" que seriam necessárias para que o universo se formasse do jeito que o vemos hoje e que a vida se desenvolvesse como se desenvolveu. São muitas coisas que um pouco "pra lá" (a Lua por exemplo) impediria o desenvolvimento da vida e outras que um pouco "pra cá" (Sol), também impediriam.

É uma leitura interessante para ateus e crentes.
Não me convenceu, tudo sempre se resume a acreditar ou não, sentir ou não. E eu não acredito, não sinto. Estou certo que não há literatura que possa mudar isso. Mas esse é um livro que nos faz refletir. 

E isso já é motivo suficiente para recomendá-lo.

13 comentários:

  1. Fábio agradeço teu convite e já estou te seguindo.Gostei dos temas abordados no teu blog.Te convido a visitares o meu blog
    www.ensinoregular.blogspot.com e se assim desejares podes me seguir.Este blog trata de vários assuntos.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá professora!
    Agradeço a sua presença, acabei de visitar seu blog e já está na minha lista.

    Por favor volte e participe sempre que possível.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Boa!!! Terminando ja o livro e te devolvo.

    Otimo livro e afirmo com certeza q adquiri conhecimento para o resto da minha vida.....

    ResponderExcluir
  4. O post não foi pra te cobrar não, pode terminar de ler sossegado! HUAHUAHUAUHA

    ResponderExcluir
  5. Não sou pagão não! Fui batizado na sagrada Igreja Católica Apostólica Romana! :D

    ResponderExcluir
  6. Vc já leu a trilogia Conversando com Deus, de Neale Donald Walsch? Esse livro mudou a minha vida, acho que vc pode gostar.

    ResponderExcluir
  7. Tem um filme chamado Conversando com Deus , sera q eh o mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Conversando com Deus, vai entrar na lista. Estou na metade de "O universo numa casca de noz", depois tem "Não era apenas um carpinteiro", livor sobre Jesus indicado por mais uma amiga tentando me converter hauuhaahuahu

    Depois pego esse.

    ResponderExcluir
  9. Bom Fabio, não,eu não estou tentando te converter em porra nenhuma (kkk), apenas disse que vc pode achar o livro interessante, a proposito, vou dar uma olhada nesses aí que vc mencionou, abs.

    ResponderExcluir
  10. hahuahuau beleza!

    Agora comecei a fazer pós e tá meio difícil ler, mas vou tentar começar essa semana ainda.

    ResponderExcluir
  11. Fabio,

    Sabe quando alguém está apaixonado....ninguém percebe e ninguém entende além dele mesmo...entender e aceitar Deus é asim....

    E isso é somente entre ele e você.

    Tem uma "formulinha" que indico as pessoas....tranque-se em seu quarto e leia os 4 evangelhoes,...Marcos, Mateus, João e Lucas....simples assim...só você e ele...sem intermediários.

    Agora, se o tempo pra ler está curto....esse link pode ajudar...http://www.youtube.com/user/mp3minutos

    Sucesso e Saúde Procê!

    ResponderExcluir