26 de outubro de 2011

Livro - As Crônicas de Artur

Às vezes fico pensando em quantos livros existem por aí, que poderiam realmente me agradar. Quais filmes ainda não assisti que me deixariam impressionado, quantas músicas ainda não ouvi que me fariam sonhar. Enfim, quantas obras que ainda não tive contato, e tantas outras que morrerei sem conhecer, que acertariam em cheio na minha alma. Provavelmente nunca saberameos ao certo esse tipo de coisa.

O que me leva a concluir que temos sorte quando encontramos uma obra dessas.

Posso dizer que tive muita sorte por ter lido "As Crônicas de Artur".
 
Perfeição é um conceito muito relativo e subjetivo, mas não vejo outra palavra além de "perfeito" para descrever cada um dos três volumes que contam a história de Artur e seus cavaleiros, do ponto de vista (narrativa em primeira pessoa) do guerreiro Derfel. A solução dada pelo autor Bernard Cornwell para descrever a magia no mundo real é genial. Você se sente participando de cada combate, o impacto das espadas e machados contra a parede de escudos, o bafo de cerveja dos inimigos, o cheiro de sangue no campo de batalha. Enfim, a narrativa é tão boa que você vive a história.

O próprio autor disse que essa é sua obra-prima e dificilmente conseguirá escrever algo com tanta qualidade e com tanta alma. Concordo.

Não que os outros livros dele sejam ruins, pelo contrário. Bernard Cornwell é um escritor consagrado que consegue manter um excelente nível em todas as suas obras.

Mas "As Crônicas de Artur", talvez pelo próprio apelo do personagem é imcomparável, é quase inacreditável. É a melhor história que já li e tenho quase certeza que dificilmente perderá esse posto por mais livros que eu leia.


Livros que formam a trilogia, na ordem:

  • O Rei do Inverno
  • O Inimigo de Deus
  • Excalibur





Um comentário:

  1. Interessante Fábio. É bom divulgar tudo o que consideramos importante. Parabéns. Falando em divulgação convido você a ver a postagem que fiz sobre o Dia D Drummond. Acesse o link a seguir e confira. Se quiser participar está convidado. Saiba como no blog Fio de Ariadne. http://professorgadomski.blogspot.com/2011/10/conversa-carlos-drummond-de-andrade.html#more

    ResponderExcluir