10 de outubro de 2011

Já encheu o saco - Rafinha Bastos

Há alguns anos, em uma de suas apresentações "stand-up", o comediante Rafinha Bastos fez uma piada completamente sem graça e de caráter extremamente duvidoso, dizendo que as mulheres feias deveriam agradecer aos estupradores caso fossem suas vítimas, afinal, essa seria a única maneira de conseguirem ter alguma relação sexual.

Não sei exatamente o porquê, mas só nesse ano a turma do politicamente correto e as feministas de plantão, colocaram o caso em pauta, alegando que a piada fazia apologia ao estupro, querendo prender o comediante, etc. Rafinha se defende dizendo que comediante faz piada e piada não é apologia a nada, é só piada. E que está repaldado pelo direito à liberdade de expressão.

Há duas semanas, no programa CQC, após uma matéria sobre a cantora Wanessa Camargo (que está grávida), Rafinha disse - "eu comeria ela e o bebê". Provavelmente ele tenha tido como base aquele jogo de "qual é o cúmulo da...", nesse caso (idiota diga-se), o cúmulo da pontaria seria - "transar com uma mulher grávida e acertar a bunda do bebê". Eu me lembrei disso quando ele falou (na verdade só li depois a notícia, não vejo graça no CQC e não assisto), não sei se foi isso realmente que ele pensou pra fazer a "piada", na verdade acho que ele NÃO PENSOU pra falar. Mais uma piada sem graça, de gosto totalmente questionável e mais uma onda de ataque do politicamente correto e moralistas de plantão, dessa vez alegando que a piada fez apologia à pedofilia. O caso acabou ganhando mais destaque quando a emissora o afastou do programa, devido a pressões dos patrocinadores (marido da Wanessa, que é amigo do Ronaldo gordo e por ai vai).

No dia do afastamento, Rafinha tirou fotos com duas "modelos", num clima debochado, como quem diz - "não estou nem ai para isso". Sem nenhuma graça também. Bom, a verdade é que eu nunca gostei do Rafael Bastos. Não gosto desses humoristas que usam forçadamente um tom agressivo em suas piadas. Prefiro o estilo do Danilo Gentili por exemplo. 

Não sou da turma do politicamente correto, nem dos moralistas de plantão.
Só acho que tudo tem limite.

Não o conheço, mas tenho quase certeza que ele realmente não quis fazer apologia, nem ao estupro nem à pedofilia nos casos elencados acima. E tenho certeza também, que a maioria das pessoas que ouviram a tal piada, simplesmente ignoraram, sentindo no máximo um pouco de vergonha alheia. O problema é que um cara desses fala (o Rafael é o mais seguido do Twitter e até semana passada tinha voz ao vivo em rede nacional por exemplo) acaba se espalhando, atingindo pessoas que não se sabe exatamente como vão assimilar e interpretar as "piadas". Não, não acho que alguém vai estuprar uma mulher feia só porque ouviu a piada, mas não podemos garantir, sabemos que no mundo "tem louco para tudo". Às vezes um desses só está esperando um pequeno "empurrão" para justificar seus atos, quem vai saber?


Os "famosos" (infelizmente) acabam se tornando formadores de opinião, querendo ou não, e precisam ter um mínimo de responsabilidade com isso. Fazer piada não é desculpa para falar qualquer idiotice que apareça na cabeça. A liberdade de expressão permite que cada um fale o que quer realmente, desde que assuma as consequências pelas suas palavras depois. Você pode sair por ai dizendo que não gosta de negros (ou de brancos) é seu direito, mas depois terá que aguentar eventuais processos por discriminação racial previstos em lei. Acredito que não existam leis prevendo punições para piadas cretinas e babacas que acham que podem falar o que quiser que vai soar engraçado, só porque estão com um microfone na mão em frente às câmeras ou num palco de teatro. Cabe a nós ignorarmos até que caiam no ostracismo. 

E nesse caso específico acho que a turma do politicamente correto (que talvez mereça uma crônica "Já encheu o saco" futuramente) está com toda razão em processar esse irresponsável.

Em resumo, esse Rafinha Bastos já encheu o saco.




38 comentários:

  1. Belo texo. Soh mesmo essa midia podre, eh que produz caras como esse rafinha, e programas como panico, e faustoes da vida. Fora " musicas " baiana e fank carioca, tem coisa pior ??

    ResponderExcluir
  2. Ja assisti um stand up comedy do Chris Rock e ele segue a mesma linha do Rafinha Bastos , usa muito palavrao e insultos....

    o Chris Rock é MUITO pior q ele...

    Cada um responde pelas suas atitudes , nao gostou de ouvir? Muda de canal...

    ResponderExcluir
  3. Pior os que gostaram de ouvir... isso sim preocupa.

    ResponderExcluir
  4. Assisti, (pela net, claro, pq nao sou assim tao chic $$) um stand up comedy do Chris Rock, achei mta coisa sem graça e excessivamente agressiva... algumas outras, apesar de sexistas, preconceituosas, etc. engraçadas e, aí está a diferença. O Chris Rock e engraçado e o Rafael Bastos não!!! :OP

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, a mídia está banalizando muitas coisas, principalmente o conceito de família, religião, cultura, músicas... ótima reflexão, Fábio.

    ResponderExcluir
  6. Ninguém é obrigado a assistir nada.... Nao gostou? Muda de canal, desliga a tv, vai passear.. Só nao vem encher o saco!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vixi, o Rafael Bastos veio comentar por aki... auhhauuhauha

    ResponderExcluir
  8. Não sei se a questão é somente mudar de canal. Eu por exemplo não assisto TV e fiquei sabendo das "piadas" por outras mídias. Vejam, não estou defendendo a censura, longe disso. Mas como mencionado pelo Shivan antes de se declarar fã do Rafinha - "Cada um responde pelas suas atitudes". Nesse caso específico eu acho que o Rafael Bastos precisa responder pelas dele, pois passou dos limites. Pelo menos duas vezes.

    ResponderExcluir
  9. Chupa minhas bola by Rafinha

    ResponderExcluir
  10. Pelo comentário acima já podemos ver a mentalidade das pessoas...

    ResponderExcluir
  11. http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI5404803-EI13419,00-Wanessa+Camargo+abre+processo+contra+Rafinha+Bastos+diz+jornal.html

    ja tem processo rolando...huahua

    ResponderExcluir
  12. Ahh cara, já encheu o saco essa falação em torno de uma piada infeliz. Pede desculpa e pronto acabou. Somos todos os dias assaltados por verdadeiros absurdos na política, segurança, educação e saúde e não vejo nem 1% de toda essa mobilização moralista. Na boa, o que enchei o saco foi teu texto e toda essa onda politicamente correta.

    ResponderExcluir
  13. Será que quando os filhos de Francisco eram pobres e humildes eles processavam toda piada infame que ouviam das pessoas simples e diretas que viviam a seu redor? Me poupem, esse assunto já deu... Bater em cachorro morto é fácil né, quero ver fazer o mesmo com figurões (Sarney Pai, Sarney Filho, Maluf, etc, etc). Manda a Band demitir o Boris pelo comentário sobre os Garis e vamos repudiar o Mussum pela apologia ao Alcóol. Tadinha da Wanessa, vai ter que fazer terapia. Me poupem!

    ResponderExcluir
  14. Pois é Fabio hoje em dia infelizmente qualquer pessoa se diz ator,seja de novelas,seja de piadista profissional.Eu não assisto este tipo de programa,pois acho um atraso, princialmente para o jovens que não estão com a personalidade formada.A TV deveria se preocupar mais com a qualidade de seus programas,pois querendo ou não ela é em grande parte formadora de opinião.quanto ao texto que coloquei ele foi escrito em 2005 e continua atual.Educação.... para que???????????????

    ResponderExcluir
  15. Sr Anonimo: Me poupem? Aprenda a escrever primeiro... vc deve ser o tipo que apoia programas estúpidos.
    Porém, vc tem razão em 1 coisa: O Boris tinha que ter sido expulso da tv pelo comentário que fez, pois o pior eh que nem foi uma piada, eh o que ele realmente pensa. Nojo de gente assim.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. "Na boa, o que encheU o saco foi teu texto e toda essa onda politicamente correta. "

    Vcs não defendem que quem não gostou dos comentários idiotas do bastos é só trocar de canal? Então, quem não quer ler quem não o apoia, não leia... tchau!!!

    ResponderExcluir
  18. É amigo "Contra", eu não sei escrever, você tem razão, sou analfabeto. Eu não apoio programa algum porque não sou patrocinador, sou expectador e como tal filtro o que me interessa e o que não me interessa, e essa onda de apedrejamento ao Rafael Bastos por uma piada infeliz é no mínimo desproporcional em um país onde pouco parece funcionar direito. Você deveria torcer pra ditadura voltar e fazer parte de alguma comissão pró censura, já que é dono da verdade e é capaz de estabelecer o programa "que presta", o que "não presta" e os que são "estúpidos"... tsc..tsc..

    ResponderExcluir
  19. "Anônimo", não foi apenas suma piada infeliz. Teria sido se ele parasse no "Eu comeria ela...".
    Com o complemento "...e o bebê" ficou algo no mínimo imbecil (ou você achou legal?), e praticamente uma apologia da pedofilia. "Ah, mas era só piada, ele não quis fazer apologia nenhuma". Também acho que ele não QUIS fazer, mas FEZ. De boas intenções o inferno está cheio.
    Mesma situação na "piada" sobre o estupro.

    Ninguém está falando em censura aqui, apenas na responsabilidade inerente aos formadores de opinião.

    ResponderExcluir
  20. Fábio, eu não disse que achei legal, porém eu penso que em qualquer ação deve prevalecer um senso mínimo de proporcionalidade. A proporção que esse episódio tomou e a quantidade de opiniões fervorosas contra o Rafinha, alguns pedindo até cadeia e explicações no ministério público, não faz nenhum sentido. Respeito a opinião de vocês, mas sigo crendo que foi uma piada sim, de muito mal gosto, de forte humor negro, mas que merece punição compatível. Esse assunto perto do que realmente afeta nossas vidas não é NADA, não merece essa atenção.

    Alguém aqui por acaso se lembra disso? http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/08/por-265-votos-166-camara-absolve-deputada-jaqueline-roriz.html

    Pois é, elas estão acontecendo todos os dias, debaixo do nosso nariz. Adoraria ver blogs, tweets, processos, etc., indignados com coisas como essa. Mas não vejo. Nem matéria pra comentar eu encontro. Devem estar todos ocupados... com o Rafinha e similares.

    Desculpe, mas é minha opinião, respeito a de vocês.

    ResponderExcluir
  21. O Chris Rock ja disse que pegaria a Michelle Obama de jeito ...o que seria apologia ao estupro?.....dizer a palavra estupro? hehe ...

    Estupro: Ato de coagir uma mulher, com violência ou ameaças, à prática do ato sexual; coito forçado; violentação.
    Esse rotulo eu ja acho que eh exagero..

    O da vanessa camargo foi infeliz , nao gostei da piada , mas muita gente deve ter gostado , pois o twiter dele eh o numero 1. A vida segue...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo (é o Bruno, o Gaspar ou anônimo mesmo? huahua), concordo que existem coisas muito mais importantes, mas na prática, qualquer assunto que estivessemos discutindo aqui ou em qualquer outro lugar não mudaria nada. E um erro não justifica o outro. Não é porque a deputada foi absolvida que o fdp do Rafinha Bastos pode fazer apologia ao estupro, concorda?

    Na sua concepção, quais seriam os limites para as piadas? Ou só por ser piada não tem obrigatoriamente um limite? Tipo... tudo bem se o cara fizer piada de crianças com retardo mental, falar que o Hitler deveria matar todos os judeus mesmo, etc.?

    Eu acho que existe um limite (cada um tem o seu é claro). Para mim, o Rafinha o ultrapassou pelo menos nessas duas vezes descritas no texto.

    ResponderExcluir
  23. Shivan,
    apologia = discurso de defesa ou louvor, louvor.

    Dizer que pegaria uma mulher de jeito como no caso do Cris Rock é muito diferente de dizer "As mulheres feias deveriam agradecer aos estupradores".

    Dizendo isso, não parece um discurso de defesa e mesmo louvor ao ato do estupro? Tipo... "porra, o estuprador fez um favor pra mulher, parabéns!" ?

    ResponderExcluir
  24. Oi Fábio, eu sou o Anônimo dos comentários
    11 de outubro de 2011 11:13
    11 de outubro de 2011 11:17
    11 de outubro de 2011 14:00
    11 de outubro de 2011 17:42
    mas tenho nome, Rodrigo.. hehe

    Eu não gostei do comentário do Rafinha, não estou defendendo o comentário ou o humorista em si. Eu estou discordando da maneira como o assunto está sendo tratado. Já que citamos o termo "limite", a reação contra o comentario dele, a meu ver, já ultrapassou diversos e perdeu o sentido.

    Não há limite consensual pra uma piada, mas eu acredito que em uma comunicação há 2 lados inteligentes. Se eu vou numa casa de Stand-Up, ouvir um comediante que faz Stand-Up, e este cara faz um comentário sobre o estupro (usando seu exemplo), eu no mínimo tenho que ter discernimento e desconfiar que o que houve foi um humorista infeliz que perdeu a mão e fez uma piada que deixou de ser piada, e não achar que o cara está fazendo apologia ao estupro. Simplesmente alegar isso é jogar o cara numa vala comum e ignorar completamente o contexto (alô, você está numa casa de comédia vendo um show de stand-up). Ou levamos tudo a ferro e fogo com a mesma regra e medida ou temos que ter bom senso ao julgar um fato (julgar por si só é arriscado). VOu te dar outro exemplo: Até ontem tinha Caceta & Planeta fazendo piada com o Maradona cheirando a linha do campo como se fosse cocaína e todo mundo achando graça, no horário nobre da Globo, líder de audiência. Por que isso era engraçado aos olhos do povo? Porque era um Argentino e não o Fábio Assunção pra sensibilizar as pessoas?

    Deixo claro que não concordo com o comportamento do Rafinha, mas discordo muito mais dessa onda oportunista que surgiu em volta do assunto. Pune o cara de forma coerente e acabou, daqui há pouco nem nego falando em pena de morte, de tão absurdo que se tornaram os comentários sobre esse assunto

    PS: Achei que o propósito do Blog fosse justamente o debate, acho estranho quando pessoas como o ^^Patthye^^ falam "Então, quem não quer ler quem não o apoia, não leia..."

    Acho que ela pensou que isso fosse um clube do bolinha onde só o pessoal com a opinião dela poderia frequentar. Cuidado hein... numa dessas nos mostramos piores que a piada que o referido fez... olhaimos pros nossos umbigos.

    É isso!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  25. Olá parceiro virtual!
    Agrade pelo convite. Muito interessante os seus temas aqui postados.
    A minha opinião sobre esse comediante é que ele literalmente perdeu a linha, perdeu a criatividade, perdeu toda compostura etc e tal.
    Totalmente sem noção!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Rodrigo, a ideia aqui é o debate mesmo, tanto que eu nem modero os comentários (já me mandaram até chupar bolas e ficou aí publicado auhauahua). Infelizmente as pessoas acabam se exaltando um pouco de ambos os lados, mas é normal. A patthye só seguiu o raciocínio do "trocar de canal".

    Como eu disse no final do texto, concordo com você sobre sobre essa onda politicamente correta (vai ter post "Já encheu o saco" sobre isso em breve). Mas defendo que deve existir um equilíbrio. É difícil colocar "bom senso" na balança, todo mundo terá a sua própria medida, mas é meio consenso que "com certas coisas não se brinca". Estupro e pedofilia na minha opinião são duas dessas coisas.

    Na verdade o caso do Rafinha Bastos foi apenas para provocar uma discussão sobre os limites da liberdade de expressão e do que se pode falar com a desculpa "era apenas uma piada". Não estou defendendo o apedrejamento do cara em praça pública, mas um processo cairia bem, apenas para dar dor de cabeça e fazer com que a "categoria" reflita um pouco antes de fazer certo tipo de piada em seus shows (que querendo ou não, ultrapassam as paredes do teatro).

    Não que o Brasil vai se salvar por causa disso, mas quanto menos babacas com um microfone na mão (acho que você mesmo mencionou Boris Casoy, que sem dúvida deveria ser punido também), melhor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  27. Júlio, obrigado pela participação, seja bem-vindo.

    Todos que puderem se cadastrar como leitores do blog, agradeço.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Melhor post até agora foi do Rafinha! hahaha

    ResponderExcluir
  29. O negócio aqui é animado. Agora que aprendi, vou trollar aqui tb.

    ResponderExcluir
  30. Caro Fabio,

    Sua colocação (ops!) foi perfeita, citando a mentalidade POLITICAMENTE-CORRETA (no português claro, CHANTAGEM EMOCIONAL e CONTROLE PSICOLÓGICO) que rege nossos tempos medíocres de alegria insana e malícia aplaudida.

    Só acrescentando:



    "[...] Às vezes um desses só está esperando um pequeno "empurrão" para justificar seus atos, quem vai saber?"


    Essa justificativa tb não é válida. Tiraria o livre-arbítrio da jogada e colocaria o ofensor como vítima.



    "[...]Fazer piada não é desculpa para falar qualquer idiotice que apareça na cabeça."


    Não mesmo. Requer 'REFINO INTELECTUAL'; coisa que necessita da espontaneidade e da criatividade. E essas "virtudes" do humor o politicamente-correto seca (mata!) na fonte.



    "[...] A liberdade de expressão permite que cada um fale o que quer realmente, desde que assuma as consequências pelas suas palavras depois.[...]"


    Todo mundo quer falar o que quer mas não quer escutar o que não quer. Uma "molecagem auto-vitimada".

    Mas 'liberdade de expressão' requer que eu tb me exima de abrir minha boca. E isso requer um esforço moral que boa parte das pessoas hoje não está disposta a fazer (e eu mordo a língua toda vez que escrevo isso |¬)).



    "[...]Você pode sair por ai dizendo que não gosta de negros (ou de brancos) é seu direito, mas depois terá que aguentar eventuais processos por discriminação racial previstos em lei."


    O problema é começarem a "criminalizar" TUDO.

    Mas já não é o que está acontecendo em boa parte do mundo dito "civilizado"?! Olha a turma do tabaco aí que não me deixa mentir; a tal da "homofobia" que subverte um gosto em DIREITO para quem gosta e PUNIÇÃO SEVERA para quem OPINA contra esse gosto; a palmada educativa virando ato de extrema violência contra a levadice incontornável; uma cantada no trabalho que pode acabar na cadeia (se for mal dada até q/ poderia merecer uma demissão por justa causa, vai
    |¬))... Enfim.

    "O ABSURDO É EFICIENTE"


    Num mundo de meninos polidos que já não sabem brincar mais e só gastam suas energias para quererem mudar o mundo em vez de tentar entendê-lo primeiro, o humor desaprende e esquece de rir de si mesmo, e torna-se um velho sisudo, cansado e muito chato.




    Ass. por Ike e os caçadores da piada perdida, do âmago do neurônio do Cris Rock.

    ResponderExcluir
  31. Eu sugiro queimar ele me praça publica, quem sabe assim resolve!

    ResponderExcluir
  32. o BLog ta muito baum!! só gente legal!!!

    ResponderExcluir
  33. O Danilo gentili acabou de soltar uma assim no programa dele:

    "Já peguei mina pobre , e o cheiro é diferente...."

    huauha e ai? apologia a pobre que eh fedido ?...

    ResponderExcluir
  34. Apologia não né... só um pouco de preconceito.

    Seria apologia (ao estupro) se ele falasse "já estuprei mina pobre... é bom que a situação é normal pra eles e ninguém denuncia...". Ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  35. Cara, muito ruim esse blog. Um cara que recomenda x-men primeira classe pra mim não sabe o que é um bom filme. Mas, em se tratando do texto acima, devo concordar que o tal do cqc e quem o compõem, como o tal do "rafinha" são muito ruins... mas tem mal gosto pra tudo, e tudo tem audiência, mas a cópia que "aluguei" do x-men já está devidamente destruída. Saudações cruzeirenses.

    ResponderExcluir
  36. huahuahua caramba Izidoro, quanta raiva dos X-Men!

    Obrigado pela participação.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, Fabio Baptista, fino escritor do blog no qual agora me presto a comentar.

    Primeiramente, queira perdoar minha imaturidade, ao fazer pouco caso do seu blog sem o mínimo de embasamento. Na verdade, discordei de praticamente 89% de suas resenhas cinematográficas, no entanto, devo reconhecer o seu talento para escrever o simples de modo interesante, bem como seu apreço à gramática e à norma culta do bem escrever de nosso idioma que, quase em totalidade, é tão calejado na internet.

    Foi um rompante, um disparate, uma negação ao raciocínio e à educação, banalizar e criticar o seu blog pura e tão somente por discordar radicalmente de suas opiniões.

    O escritor é sim talentoso, fino e muito educado. Continuo detestando os x-men, o hugh jackman (enquanto wolverine), o ronaldo 9, e não torço tanto pra seleção quanto em 94 (também já fui criança!) mas ainda me permito o direito de errar e de admitir que errei.

    Obrigado pelo bom trato, continue assim, vou continuar lendo, espero que o meu Cruzeiro não caia, e que a Argentina se classifique para a copa de 2014. Tomara que você ainda esteja por aí para comentar tais acontecimentos, pois, sem dúvidas, se for possível, estarei aqui para ler. Procuro bons textos, mesmo em resenhas de filmes ruins.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigado pelas palavras Izidoro, fique a vontade para comentar nas resenhas dos filmes (e em qualquer outro assunto abordado é claro), realmente às vezes acabo recomendando algumas coisas que todo mundo me xinga depois! hahuahua

    A intenção aqui é gerar um bate-papo.

    No momento ando pouco inspirado para falar sobre futebol, meu tricolor só está dando decepção ultimamente... mas vou voltar a escrever e ficarei honrado com sua participação nos debates.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir