31 de outubro de 2011

Imortal e histórico

No final da década de 90 o Grêmio revelou ao mundo um jogador de enorme talento e habilidade. Esse jogador tinha os dentes grandes, sorriso alegre, era conhecido por "Ronaldinho Gaúcho" e vê-lo com a bola nos pés era quase como ver as histórias dos ídolos do passado materializadas em campo. Seria ele o novo Pelé, o novo Garrincha? Talvez em seu auge tenha sido o atleta contemporâneo que mais se aproximou dessas lendas. Como acontecia com todos os nossos craques na época (e acontece ainda hoje em escala só um pouco menor), Ronaldinho sofreu assédio europeu e não resistiu por muito tempo. Acabou forçando sua saída, dando as costas ao clube que lhe deu condições de aparecer para o mundo.


Mas essas saídas forçadas acabam caindo no esquecimento por boa parte da torcida. Acabamos por nos lembrar mais dos dribles, dos gols, da magia... e principalmente da falta que isso nos faz. No começo desse ano, Ronaldinho anunciou que voltaria ao Brasil, e o Grêmio anunciou que traria de volta seu filho pródigo. E novamente Ronaldinho apunhalou o tricolor pelas costas. Após a negociação mais teatral da história do futebol, com 3 clubes fazendo um leilão aberto pelo jogador para deleite da mídia, Ronaldinho assinou contrato com o Flamengo e iniciou uma espetacular campanha com a camisa rubro-negra.


O jogo contra os cariocas era aguardado com ansiedade pela torcida gremista. No primeiro turno, no Rio de Janeiro, vitória do Mengão, 2 x 0, com gol de Ronaldinho. Pior não poderia ser para os tricolores.


No returno, os times vivem momentos distintos na tabela - o Flamengo brigando pelo título e o Grêmio apenas sonhando com uma vaga na libertadores. Mas alguns jogos valem mais do que qualquer aspiração na tabela, do que qualquer campeonato ou vaga. Alguns jogos são universos completos em si mesmos. E hoje vimos um desses jogos, daqueles que a gente vai lembrar e contar para os netos.


A torcida compareceu em peso, disposta a mostrar todo o "carinho" por seu antigo ídolo. O Olímpico era um caldeirão e poucos times no mundo tem camisa para suportar essa pressão, para não tremer diante da torcida apaixonada que canta em azul, preto e branco. 


O Flamengo é um desses poucos times. 


A camisa rubro-negra impõe respeito onde quer que vá. A torcida magnética não precisa se deslocar para seguir o time, ela já está lá. Há flamenguistas em grande número em todos os lugares e o Flamengo não sente a pressão de jogar fora de casa da mesma maneira que os outros times sentem. O jogo começa e logo no início, o vilão do dia, Ronaldinho, manda uma bola no travessão. O Grêmio responde e obriga Felipe a trabalhar, mas o Flamengo joga melhor, troca passes e envolve o Grêmio. E o domínio se transforma em gol. Em gols. Deivid aos 23 e o excelente Thiago Neves aos 35.


O dia da vingança se encaminhava para um dia de desilusão. O Flamengo parecia ter matado o jogo e ia conseguindo um resultado espetacular na busca pelo hepta. Mas estávamos no Olímpico, ainda era o primeiro tempo, e sobretudo, entre todos os times do mundo, existe apenas um que é imortal - o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.


André Lima desconta no final do primeiro tempo e mostra aos cariocas que nada está decidido.


Logo no recomeço do segundo tempo, o mesmo André Lima dá um lindo drible entre as pernas de Airton e bate no canto para empatar. O caldeirão volta a ferver e agora o Flamengo sente a pressão. A virada demora, mas ela vem, em belo gol de Douglas aos 34. O jogo já ganha ares de lenda e aos 39, Miralles faz um golaço para fechar o caixão rubro-negro, um golaço para mostrar quem manda no Olímpico, para fazer Ronaldinho calar seu sorriso, um golaço para selar com chave de ouro uma partida histórica, um golaço para fazer a torcida tricolor se orgulhar, explodir de alegria e cantar.


Cantar o Rio Grande com amor.





10 comentários:

  1. Foi um ótimo jogo,adorei ver o flamengo perder.rsrsr

    Parabéns pelo post,ficou ótimo.
    Abs...

    ResponderExcluir
  2. Bah, 95% do texto elogiando Flamerda e R.Carioca e um paragrafo para falar da virada. Bem meia boca esse texto aí...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom comentário, mas sem tirar os méritos da vitória do Grêmio, o resultado de modo algum, a meu ver, refletiu o que foi o jogo. Dos quatro gols marcados pelo Grêmio, que pouquissimas jogadas conseguiu dentro da área, três foram de longa distância e com rara felicidade dos chutadores.

    ResponderExcluir
  4. Só uma perguntinha que não querer calar: se o Flamengo é flamerda, tem 6 títulos brasileiros e está bem na frente dos times do sul na tabela, o Grêmio é o que então? M....mole?

    ResponderExcluir
  5. bom o flamengo foi campeao o ano passado porque o gremio deixou porque tinha time pra ganhar
    nosso problema nao e o flamengo e sim o ronaldo
    agora o flamengo pagou o preço se e flamerda ou nao isso nao importa caiu de 4

    ResponderExcluir
  6. mto bom. parabéns! respeito demais a camisa do Flamengo, mas enquanto esta família pilantra rondar o ninho de urubus, quero mais é que se exploda. perderão a vaga pra libertadores, seja para o internacional ou até mesmo para o Imortal. podem escrever. e o R10encanto vai ser o craque do campeonato carioca. um riquinho de bosta, que só pega mulher porque tem dinheiro e fama. que não joga nem sombra do que jogou no Grêmio e Barça. que sempre se esconde quando o grupo precisa dele. nunca vai se comparar ao Fenômeno, no máximo mais um Robinho no mundo.

    ResponderExcluir
  7. Siga o Lider , o resto é balela!!

    #tenhodito

    ResponderExcluir
  8. ""Só uma perguntinha que não querer calar: se o Flamengo é flamerda, tem 6 títulos brasileiros e está bem na frente dos times do sul na tabela, o Grêmio é o que então? M....mole?""
    RESPONDO: O Grêmio é Campeão do Mundo, Bi da Libertadores, Campeão da Recopa, Bi Campeão Brasileiro, Tetra Campeão da Copa do Brasil, Estádio próprio e connstruindo uma Arena novinha, 70 mil sócios, uma torcida vibrante e apaixonada e títulos conquistados sem o apito amigo do juiz...
    ISSO É GRÊMIO....

    ResponderExcluir
  9. Nossa Fábio, eu não tinha lido essa postagem sua. Descreveu muito bem e, gostaria até de repetir nesse comentário a frase que você escreveu: "entre todos os times do mundo, existe apenas um que é imortal - o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense". É isso mesmo, o NOSSO GRÊMIO É IMORTAL! IMORTAL TRICOLOR!!! Naquela oportunidade mostramos ao "Dentuço" a nossa garra! Um abraço!

    ResponderExcluir