28 de fevereiro de 2012

Já encheu o saco - Controlar

O texto que escrevi sobre o Kassab na verdade era uma crítica específica e direcionada ao Controlar. Acabei falando sobre tudo menos o Controlar. Aliás, também não falei sobre as multas, então vamos lá.

Para quem não sabe (acredito e espero que a abrangência desse maravilhoso projeto seja apenas a cidade de São Paulo) o Controlar é (mais) um artifício inventado pela prefeitura para extorquir a população. Se já não bastasse a maior carga tributária do mundo, os gastos “normais” de começo de ano – IPVA, IPTU, material escolar, matrícula, etc., agora todo ano nós também temos que desembolsar uma grana para o tal Controlar. Com a desculpa da proteção ao meio ambiente (que também já encheu o saco), todos os veículos da cidade precisam passar por uma inspeção, que teoricamente verifica se o automóvel está apto a rodar sem poluir o ar em níveis além dos aceitáveis.

Na teoria tudo é muito bonito, mas a prática se mostra muito diferente. 

Primeiramente, basta olhar pela janela em um dia de sol para ver a camada cinza de poluição impregnada no horizonte. Basta observar a quantidade de veículos na Radial Leste, Faria Lima, Marginal Pinheiros ou qualquer grande avenida, em qualquer horário do dia para constatar que mesmo se todos os carros estiverem rigorosamente dentro dos limites de emissão de poluentes, ainda assim nós estaríamos completamente ferrados. Claro, isso não é motivo para aceitarmos fábricas de CO2 motorizadas desfilando pela cidade, mas daí vem a pergunta – será que os responsáveis pelos carros que aparentemente mais poluem (baseado na cor e quantidade da fumaça que sai do escapamento) levam seus veículos na inspeção? A pena para quem não estiver em dia com o tal Controlar é uma multa. Pelo menos essa multa eu nunca ouvi ninguém dizer que tomou. Por enquanto, porque notadamente estamos vivendo em uma indústria de multas. A velocidade máxima em todas as vias baixou de 70 para 60km/h. Bom, durante a semana é impossível andar a mais de 20 em qualquer lugar, mas me questiono - será que a medida foi pensando em reduzir o número de acidentes ou apenas em ter mais placas flagradas pelos quase onipresentes radares? Obviamente o Kassab assegurou que a preocupação é a segurança da população, mostrou estatísticas de redução de acidentes após a baixa do limite de velocidade, etc. Bom, eu tenho muitas dúvidas sobre isso. Tenho dúvidas se motoristas imprudentes se atentam aos limites de velocidade e se preocupam com multas e também não sei se 10km/h fazem muita diferença para quem dirige com responsabilidade.

E também não confio muito na qualidade da inspeção do Controlar. Não são poucos os casos de carros novos, que passaram em diversas pré-avaliações em mecânicos e foram reprovados no Controlar. Os critérios de aprovação são tão nebulosos quanto a (falta de) licitação que determinou que essa empresa fosse a responsável por esse grande negócio. Coisas do Kassab... medida populista e hipócrita, com o falso discurso moralista de melhorar o ar a cidade. Não melhora nada, apenas gera muita grana que certamente não será empregada para beneficiar a população.

E a questão que sempre me fica quando penso sobre essas coisas – o que o cidadão comum pode fazer a respeito? Não votar mais no cara? Me parece muito pouco, mesmo que desse certo, que o cara não fosse mais eleito (expus minha opinião sobre o “voto consciente” no texto sobre o Kassab). Sinceramente não consigo pensar em muita coisa diferente de soluções tipo tiro na testa de políticos corruptos (e também enforcamento e guilhotina, porque ia faltar bala).

Alguém tem uma ideia mais pacifista para esse tema?



19 comentários:

  1. Muitas leis do Brasil sao extremamente rigidas comparada a outros paises , nao sei como é feito o controle de emissao de fumaca nos outros paises , mas cito a lei seca como exemplo que é muito rigido ao meu ver , 2 latas de cerveja e já fica enquadrado como alguem "alcolizado" ....se o povo tivesse bom senso e educacao um monte de leis idiotas nao seriam necessarias , tem mesmo que exigir o "ato extremo" de correcao para conseguir algum resultado...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabio!
    Obrigada pela visita em meu blog.
    Acompanharei o seu ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito!
    Só não consegui pensar em outra solução...sabe que a família por aqui quer mesmo é "kill everyone" quando o assundo é política hehehheh é China na cabeça hehehe

    Sei que o seu comentário não é sobre a lei seca, mas...do jeito que a coisa está e pessoas morrendo atropeladas até em cima das calçadas...a lei deveria ser tolerância ZERO. Infelizmente as pessoas não tem educação e limites mesmo, então fiquem a pé!

    http://naofoiacidente.org/blog/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Incrível a criatividade de alguns, para criar sistemas de complicar a vida do cidadão e tirar-lhe o já tão curto dinheiro...

    E a carga tributária que pagamos sem retorno? Cadê escolas, hospitais, boas estradas, combustível a um preço justo, moradias............?????

    Confesso: triste, lamentável, e irritante.

    ResponderExcluir
  5. Somos o país dos impostos, impostos estes que não são totalmente revertidos para o bem estar da população, parte considerável dos mesmos é revertida, infelizmente e ilegalmente, para o bem estar de alguns políticos.

    Abraço Fabio.

    ResponderExcluir
  6. algunos se comen la cabeza pensando sólo en la mejor forma de ingresar en las arcas. ¡Eso si! Con palabras bonitas y bien estructuradas. Ahora que la cosa está mal ponen todo su ingenio para recaudar fondos de cualquier manera.
    Aquí, en España, Tenmos la I.T.V (Inspección Técnica de Vehiculos) y radares a diestro y siniestro.
    Si puedes subirte una canción de La Cirigüeña habla sobre la Inspección con un gran sentido del humor. La música es la de "In The Navy" de Village People. Les ha quedado ¡¡¡Genial!!!
    Un abrazo,Fabio.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela sua companhia Fabio, hoje passando para te agradecer, voltarei...

    beijooo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fábio, beleza?

    Só não é beleza essa maldito sistema arrecadatório do Estado brasileiro em todos os níveis. Já somos os que mais pagam impostos no mundo e a cada dia novos impostos são criados. Assim não dá!

    Daqui a pouco os prefeitos cariocas vão imitar a ideia...

    ResponderExcluir
  9. Eh igual a história das sacolinhas plásticas, que não ofereceram alternativas realmente a altura, mas dispoes de sacolinhas compradas, as mesmas, de plástico... ou seja, um jeitinho de ganhar mais uns trocados. Ora, se é pra acabar com uso de plástico, deve ser independente de vc pagar 0,15 centavos ou não por elas.

    Assim como mtas pessoas já falaram de furos na tal inspeção do controlar... carro novo, saido da loja, que reprova inumeras vezes e, ao ser feita a revisão, constata que nada tem de errado. Soh o dinheiro que o cara gastou, rs.

    No Brasil e pelo jeito no mundo inteiro, como comentou o Pedro, o dinheiro manda, em todas as áreas. Saúde, educação, trânsito...

    Lembra qdo precisei de médico urgente na gestação e a secretária disse que não tinha horário, até eu citar a palavra "particular"... dai podia ir na mesma hora? Pois eh... lembrei disso por causa da questão dinheiro envolvida.. hehehe.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fabio,desejo o mesmo pra vc beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que tal radicalizar? Vamos ampliar a lei e mandar multa pra cima dos ônibus, caminhões, veículos públicos e tem que pagar na hora senão não roda...rs.
    abraço

    ResponderExcluir
  12. Difícil ter idéias pacifistas quando se trata de administração pública. Sórdida, corrupta, desvinculada de ideaialismos. A política está nas mãos dos marginais que fazem dela refúgio, nela se escondem da lei e enriquecem ilícitamente protegidos por leis e esquemas por eles pensados e votados!
    O que fazer?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Cara , só sei que é flórida!
    Haja dinheiro pra essa cambada! Ainda se investissem todas essa grana que nos roubam , na cara dura, em melhorias de qualidade. Fico indignado. Multa então, os "filha da mãe', estão sempre a espreita pra te ferrar. Mas pra prevenir acidentes e violências, não existe efetivo. É brincanagem! Cada dia elesreiventam maneiras de te "levar pra grupo". Minha ideia pacifista é: niilismo já!

    ResponderExcluir
  14. Amigos, muito obrigado pelos comentários. Vejo que todos compartilham da minha indignação, mas infelizmente também da sensação de "mãos atadas".

    >:(

    ResponderExcluir
  15. Triste mesmo a situacao!!

    Nao tem beijo no coracao hoje!

    ResponderExcluir
  16. OI FABIO!
    BEM QUE EU GOSTARIA DE TER UMA BOA IDEIA PARA CADA COISA QUE ESTÁ ERRADA NESTE NOSSO PAIS, MAS SÃO TANTAS ,,,
    POR EXEMPLO, O CIGARRO ESTÁ PROIBIDO EM BARES E RESTAURANTES, ALÉM DISSO , MATA,PORQUE FABRICÁ-LO?
    OS CARROS TEM QUE ANDAR EM LIMITES DE VELOCIDADE, PORQUE FABRICÁ-LOS PARA ANDAREM A VELOCIDADES QUE SÃO PROIBIDAS?
    ASSIM POR DIANTE...
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. É dificil ter idéias pacifistas pois o tempo todo temos motivos de sobra prá revoltas. Ando até acostumada com a palavra " difícil" tanto para usá-la como também vindo da boca de alguns politicos...
    Muito bom o seu texto. Parabéns, Bjs. Vilma

    ResponderExcluir
  18. Se eu for falar o que penso não será nada pacifista, sinceramente cansei desses políticos que não fazem nada de bom,só nos sugam, como disse se o carro já passa pela vistoria pagar mais o que?
    Eu tenho um texto onde digo que nada nos pertence, nem onde somos enterrados, pois se não pagar a taxa anual, te jogam num saco de lixo e não estão nem ai, afffff essa classe vai arder no fogo do inferno não é possível.

    ResponderExcluir
  19. Fábio,

    'antes que seja tarde' de pato fú, é sob medida pra mim,

    amo!!!!!!!!!!!

    mas amo, mesmo!


    bjkas

    ResponderExcluir