23 de janeiro de 2012

Já encheu o saco - Kassab

Dizem que a primeira impressão é a que fica. A primeira impressão que tive do nosso ilustre prefeito Gilberto Kassab foi das piores. E além de ter ficado,  essa impressão se consolidou e se intensificou com o tempo. Na verdade, dificilmente eu tenho uma boa impressão de qualquer político, nem me lembro qual foi a última vez que votei em alguém (bom, na verdade eu me lembro sim, mas tenho vergonha de dizer), faz bastante tempo que venho anulando meu voto ou votando em alguém que "vou um pouco com a cara", normalmente um candidato que não tem a menor chance.


Esse é um ponto que gostaria de colocar em debate, talvez até com um texto mais dedicado futuramente - existe mesmo democracia? Toda eleição vem a turminha politizada falar em "voto consciente", mas quais são as ferramentas do cidadão comum para conseguir o tal voto consciente. Como vasculhar o passado de um cara novo no cenário político (Kassab por exemplo)? Como prever o que o cara vai fazer no futuro? E ainda mais - de que valerá o seu voto consciente contra os milhões de votos comprados pela lavagem cerebral que a propaganda política faz com a massa? Enfim, meu voto acaba sempre indo pelo subjetivo "fui com a cara" ou "esse é um psicopata" (o que pensei quando vi o Kassab). Claro, no caso de políticos conhecidos e seus afilhados (Maluf e Pitta por exemplo) temos a chance de nos basear em administrações passadas (a chance que agora temos com o Kassab), mas quando o político é novo fica mais difícil.


Mas eu querendo ou não, o cara se elegeu e logo se mostrou um político totalmente populista, frequentemente entrando em evidência na mídia por medidas "polêmicas" que pouco ou nada acrescentaram à vida das pessoas. Reconheço, a lei "Cidade Limpa" foi uma das melhores coisas feitas em muitos e muitos anos. A princípio me pareceu bobagem, mas é realmente impressionante a diferença que a (ausência da) poluição visual faz. Paralelo a isso, Kassab se destacou como falso moralista, combatendo e fechando as casas de prostituição (igual o americano Eliot Spitzer). Eu não tenho nada contra nem a favor das casas de prostituição, nem do moralismo. Só não gosto de hipocrisia. Se é pra fechar, que se feche tudo então. Não foi o que aconteceu. Foi fechada a casa "Bahamas" (a mais famosa de São Paulo) e mais uma meia dúzia, só para "dar ibope" (e ferrar com o Oscar Maroni). O hotel ao lado do Bahamas, que dizem atrapalhar os aviões que chegam ao aeroporto (e acho que deve atrapalhar mesmo) ainda está lá de pé. E não é muito difícil imaginar o que se passa dentro de alguns estabelecimentos funcionando a pleno vapor na rua Augusta. Qual era a intenção dessa medida? Combater o trabalho escravo e a exploração? Se era isso, porque antes não dar uma olhada nos porões das lojas de roupas na José Paulino? Acredito que os bolivianos que estão lá mereçam mais atenção e preocupação do que as moças que "trabalhavam" no Bahamas.


Apesar de mostrar instabilidade emocional, agredindo um idoso que foi cobra-lo em um posto de saúde, Kassab se reelegeu. E tome (dissimulada) incompetência. Um exemplo que presenciei de perto - a barragem que segurava a água no lago do parque da Aclimação se rompeu e o lago ficou vazio. A oportunidade poderia ter sido aproveitada para limpar o fundo do lago, deixando-o mais limpo e bonito quando a água voltasse. Mas não, Kassab achou melhor encher o lago, para depois esvazia-lo novamente e então limpa-lo. Acabou fazendo tudo pela metade e o parque agora tem meio lago e meio pântano em seu centro. O prédio que foi implodido na semana passada é outro exemplo de inteligência e de cara de pau do prefeito, insistindo que tudo deu certo. A operação que está sendo realizada na cracolândia também não me parece ser das mais acertadas (visão compartilhada pelos policiais). A criação do novo partido é um exemplo de ética e transparência.


E o auge - 420 milhões de dinheiro público disfarçados de "incentivos fiscais" destinados a um estádio de futebol, o tal Fielzão, que supostamente vai ajudar a desenvolver a Zona Leste. Não sou engenheiro, mas sinceramente acredito que para se construir uma escola, uma creche ou um hospital não seja necessária a presença de um estádio nas imediações. Dinheiro público doado para duas instituições privadas - o Corinthians e a construtora Odebrecht (não precisa ser mãe Diná para saber quem será a campeã das licitações de agora em diante). Tudo isso para São Paulo ter a abertura da Copa em 2014. Já seria absurdo e total falta de senso de prioridade, mas por que não investir esse dinheiro no estádio municipal então? A cidade realmente precisava de mais um campo de futebol? Quem vai jogar no Pacaembu quando o Corinthians mandar seus jogos no Fielzão? Mais prejuízo para os cofres públicos. Mas como bom populista, Kassab viu que com essa manobra poderia perder o voto das outras torcidas e decretou - vamos ajudar os outros times também! Compareceu na cerimônia de apresentação da cobertura do Morumbi, mostrando total apoio ao projeto, que pelas regras atuais não poderia ser realizado. Com a cobertura, o Morumbi ultrapassaria o limite de área construída permitida. Mas isso não é problema, claro. Não para o nosso prefeito, que mandou a seguinte pérola - "Tem coisa que é ilegal. Mas quando a gente tem transparência, apresenta o projeto para aprovação e ele se torna legal". Incentivos fiscais e vista grossa nas obras do Palestra? Acho que é questão de tempo.


Cargos maiores do que o de prefeito? Infelizmente acho que é só questão de tempo também. O futebol provavelmente garantiu muitos votos ao Kassab. Não o meu.


Kassab nunca mais.



6 comentários:

  1. Sei que o que vou dizer é muito clichê, mas não desista do seu livro. Não desisti do meio, e estou lutando por ele. Vamos fazer de 2012 o nosso anos rs
    Volte sempre, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sabia que a raivinha era do fielzao!!! uhahua

    Creio que esse lance do estadio do Corinthians n deve ser culpa somente dele...

    Ele só ta no lugar errado na hora errada uhahuahua

    ResponderExcluir
  3. Qse todos os politicos já encheram o saco, a falsa democracia já encheu o saco, a roubalheira, comodismo do povo, voto (in)consciente, programas de orientação ao eleitor que não chegam ao eleitor, manutenção do status quo, ricos mais ricos, pobres mais podres, tudo isso já encheu muito o saco.

    ResponderExcluir
  4. "Esse é um ponto que gostaria de colocar em debate, talvez até com um texto mais dedicado futuramente - existe mesmo democracia? Toda eleição vem a turminha politizada falar em "voto consciente", mas quais são as ferramentas do cidadão comum para conseguir o tal voto consciente. Como vasculhar o passado de um cara novo no cenário político (Kassab por exemplo)? Como prever o que o cara vai fazer no futuro? E ainda mais - de que valerá o seu voto consciente contra os milhões de votos comprados pela lavagem cerebral que a propaganda política faz com a massa?"

    Isso resume tudo. O sistema eleitoral brasileiro além de viciado é conivente com a posse de cargos públicos por bandidos, desde bicheiros até megaespeculadores. Tudo é uma questão de quanto ter pra gastar. Além do mais, a atividade pública dessa elite política acaba corrompendo mesmo quem não fazia parte desse espaço anteriormente.
    Mesmo com tudo isso eu acredito no voto. Se você não participa da política, a sua parte no jogo vai ser imposta por quem ainda está nele.

    ResponderExcluir
  5. E que porra é essa de puteiro? Isso é falta de respeito!
    "Casa de entretenimento exclusiva para homens adultos"

    ResponderExcluir
  6. Na verdade esse texto era para falar do Controlar... acabei falando de tudo menos disso hauhauha

    ResponderExcluir