14 de janeiro de 2012

Dicas de vídeo [08]

Em um Mundo Melhor 
Filme Dinamarquês que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro (concorrendo com "Biutiful" que também é um grande filme, com um grande ator). Na minha opinião o prêmio foi merecido, não é nada que se diga "nossa, que puta filme!", mas é algo fora do convencional, é algo bonito, uma história que se desenrola e envolve sem querer dar lição de moral.
Eu achei muito bom e recomendo.



K-Pax - O Caminho da Luz 
Esse filme não fez muito sucesso nos cinemas, em parte devido aos atentados de 2001 (O lançamento foi bem nessa época). Eu não gosto de ficar falando da história dos filmes aqui, mas essa é mais ou menos o seguinte - o Kevin Spacey chega do nada, falando que veio do planeta K-Pax. Então ele começa a fazer tratamento psiquiátrico, mas com o tempo vai ficando a dúvida (para quem está assistindo e para o próprio psiquiatra) se ele é maluco ou se realmente veio de outro planeta. A premissa é legal, a trama é bem trabalhada e o final não decepciona (nenhum deles aliás... tem final alternativo).

Imperdível! 



Lixo Extraordinário    
Documentário que acompanha o artista Vik Muniz em um aterro onde catadores de lixo (ou melhor - catadores de material reciclável) sobrevivem e formam uma comunidade. A idéia do artista é transformar o lixo em arte e mudar um pouco a vida daquelas pessoas, ajudando-as de alguma forma. Eu estudei história da arte, pintura, artistas e uma série de coisas, mas sendo bem sincero, nunca entendi muito bem o conceito da arte contemporânea - rabiscos, tinta jogada na tela, objetos sobrepostos fora de contexto... bom, continuo sem entender, mas nesse filme a gente pelo menos têm uma idéia do processo criativo de um artista e de suas intenções com a obra.

O resultado é sensacional.




O Homem ao Lado   
Bom filme argentino. Vi algumas classificações como "comédia" e talvez realmente seja a melhor classificação, mas é um humor bem sutil, de poucas gargalhadas. É um riso meio constante e nervoso, uma expectativa de que uma hora vai dar alguma coisa errada com um dos personagens.

Vale a pena!



 


O Super Lobista   
K-Pax é imperdível. Já esse outro filme do Kevin Spacey é totalmente dispensável. A história é contada de um jeito confuso e a interpretação muito caricaturizada. A história é até interessante, baseada em fatos reais, mas foi muito mal aproveitada. Fraco!

Não recomendo.



3 comentários:

  1. Certo , mas e aquela critica sobre o filme Driblando o destino que voce prometeu?

    ResponderExcluir
  2. huahuahua

    Driblando o destino era o filme do Iscariotes!

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pelo filme "Em um mundo melhor". Com certeza vou assistir.

    ResponderExcluir