10 de dezembro de 2011

Paradigmas


Para tudo existe uma explicação racional. 

Esse é um velho clichê, do qual eu sou adepto. Até presenciar algo realmente sobrenatural pelo menos. Em outras palavras, o jargão quer dizer que para qualquer fenômeno que aconteça, por mais estranho que possa parecer a princípio, deve haver uma explicação cientifica, ou melhor, uma explicação onde o mundo metafísico e/ou paranormal não apareça. Isso de certa forma é um paradigma, ou seja, se me relatarem um determinado acontecimento, eu começarei a analisá-lo com olhos céticos, quando o correto na minha opinião seria fazer a análise com olhos neutros. Da mesma forma, uma pessoa que teve formação religiosa, que acredita em Deus – e que, imagino, queira provar para si mesma que tem razão – têm justamente o paradigma contrário, ou seja, qualquer acontecimento fora do comum a ela relatado, será analisado com os olhos de quem quer acreditar. 

Um exemplo: vez ou outra ouvimos relatos sobre estátuas de santas que choram, “lágrimas de verdade” (ou às vezes de sangue, mas isso não vem ao caso). Então, uma equipe de perícia vai ao local, constata que não há infiltrações, que as lágrimas são verdadeiras, etc. Diante dessa notícia, aquele que quer acreditar diz “milagre” – nesse caso se ele for católico é claro. Os cristãos como preferem ser chamados ou “crentes” como são chamados, não acreditam em santos (eles até chutam as estátuas de vez em quando), então, diante dessa situação eles diriam “fraude”. Eu faço coro com eles dessa vez - “Fraude”. Escorresse o sangue, não dos olhos da estátua da santa, mas digamos do monte Sinai. Tanto o crente quanto o católico diria “Milagre”. Eu continuaria dizendo “Fraude”. 

As pessoas enxergam as coisas de acordo com seu paradigma e acabam vendo o divino em lugares que para outros há apenas a mão humana – demasiado humana – da fraude e da trapaça, ou simplesmente onde tudo o que aconteceu, foi somente mais uma jogada de dados do acaso.



7 comentários:

  1. Exatamente.

    Em geral as pessoas acomodam a realidade para sua forma de entender o mundo. Para você, foi uma combinação química única que resultou no fenômeno; para um católico fervoroso, obra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Só uma ressalva , deve se respeitar a crença(nao significa que concorda) do próximo e chutar a imagem é babaquice da propria pessoa , pode ser crente , metaleiro ou um varredor de rua.

    Mes passado ouvi um relato de um paralitico , levantar da cadeira e sair andando durante o culto.Ele estava no meio do povo e era conhecido pelas pessoas , foi num bairro pobre em Apiaí , interior de Sao Paulo.Havia uma missao lá que era de ajudar os moradores com tratamentos medicos ,alimentos, atividades culturais , etc etc... e nesse ambiente ocorreu o milagre...

    ResponderExcluir
  3. Então Shivan, concordo em relação ao respeito pelas crenças alheias - eu pelo menos sou ateu e não tenho preconceito com religião nenhuma, minhas críticas são mais quanto à exploração do povo (o que é feito pela mão do homem, não pela mão de Deus) proporcionado pela fé cega.

    Esse exemplo do milagre é ótimo para ilustrar o texto. Você já tende a crer no milagre, eu já fico pensando em várias possibilidades (que não envolvem Deus) para explicar uma situação como essa. São nossos paradigmas. Isso às vezes acaba atrapalhando. Por exemplo, se for um milagre mesmo, eu dificilmente chegarei na conclusão correta sobre o assunto, pois sempre vou ficar buscando alternativas lógicas. Da mesma forma que, se não for milagre, você não vai chegar na solução correta, pois sua tendência será sempre acreditar.

    Assim como sempre o Gaspar sempre tenderá a ver o assunto "Corinthians" de uma maneira diferente do resto do mundo. É o paradigma dele.

    ResponderExcluir
  4. A forma como percebemos a realidade ou o que nos aparenta depende, em muito, da nossa experiência, valores, credos. Cada um tende a enxergar de maneira diversa, ou dentro de grupos que veem com os mesmos olhos. Numa interpretação simplória, parecido com o que Protágoras afirmou "o homem é a medida de todas as coisas".

    Obrigado pela visita e já estou lhe seguindo.

    ResponderExcluir
  5. De fato, caro FÁBIO BATISTA,as percepções de cada um vão de acordo com experiências, credos... depende da maneira como queremos ou sabemos enxergar as coisas. O importante de fato é o respeito ao humano que, em muitas das vezes, não ocorre em determinadas religiões e as pessoas acabam por acreditar naquilo que de fato não é.

    Adorei sua visita ao meu blog! Conheço um rapaz como você que não pretende ter filhos, é agnóstico... mas que tenho certeza que um dia descobrirá o verdadeiro amor quando tiver um filho.
    Parabéns por ter descoberto o verdadeiro amor da sua vida, aquele que é de fato incondicional, "inexplicável"... apenas amor!

    Sigo-te!
    Meu carinho e respeito!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fábio, brigadão pelas boas vindas no meu blog. Tempo demais distante e é bom ter leitores como vc que não nos abandonam mesmo sem as noticias fresquinhas. Tema complexo esse de acreditar.Tambem creio que haja sempre uma explicação. No Universo é tudo muito interligado. Tudo é reação de uma ação. Bjo grande

    ResponderExcluir