4 de dezembro de 2011

O Campeão do Povo

Algumas pessoas não conseguem entender a paixão gerada pelo esporte. Algumas dessas pessoas dizem - "futebol não dá camisa pra ninguém". Sim, futebol não dá camisa pra ninguém, não põe comida na mesa, o time não paga as nossas contas no fim do mês. Mas não é só de camisa, arroz e feijão que se vive. De camisa, arroz e feijão se sobrevive. Viver a gente vive de paixão, de amor, de sonho, de sofrimento, de felicidade. E hoje ela, a felicidade, está estampada no rosto do povo. Hoje os fogos estão iluminando a noite fria, as buzinas tocam sem parar. Hoje não é Natal, nem Ano Novo. Não, a festa é muito maior.

Hoje o Corinthians foi campeão.

Poderia ter acabado na semana passada. O título antecipado coroaria a campanha espetacular. Poderia ter sido mais fácil, poderia ter sido sem sofrimento. Mas aí não teria sido Corinthians. O gol do Vasco contra o Fluminense no último minuto, adiou a festa, mas também a deixou melhor, muito melhor. Como foi repetido à exaustão durante a semana - "quis o destino que a decisão ficasse para o Dérbi". E não poderia haver desfecho mais apropriado para um campeonato como esse. O último jogo é o da consagração, o jogo que costuma ser lembrado e reprisado no futuro - nada melhor que seja contra o arqui-rival. Mas não é só essa partida que fica na memória. Esse foi apenas o último jogo de uma campanha épica que sagrou o time do povo campeão brasileiro.

O começo do campeonato foi arrebatador, quase perfeito, depois um período de instabilidade, com a liderança e a cabeça de Tite sendo ameaçada a cada rodada. Sofrimento, superação e uma arrancada final avassaladora. Essa é a história resumida. A história completa foi construída com jogos memoráveis - a goleada humilhante sobre o São Paulo, a virada contra o Vasco, as duas viradas contra o Atlético Mineiro, a vitória suada contra o Inter no Pacaembu, o empate heróico contra esse mesmo Inter no Beira-Rio. A grande virada contra o Flamengo no jogo que diziam ser a final antecipada, o empate contra o Vasco em São Januário no jogo que também diziam ser a final antecipada, a tensa vitória sobre o Atlético Paranaense quando o azar beijou a trave por duas vezes, a virada sobre o Avaí, as vitórias contra Ceará e Figueirense fora de casa nas últimas rodadas, o empate contra o Palmeiras - a expectativa acumulada durante a semana, a tensão da bola no travessão, a alegria do olé de Jorge Henrique, a briga, o grito de "é campeão".

O título é justo, merecido, o Corinthians é o melhor time do Brasil o Corinthians joga bem, joga bonito? O título é justo e merecido. Não importa se jogou bem ou mal, bonito ou feio. Ao Corinthians não é proibido jogar mal, dar de bico, se fechar na defesa, contar com a raça, o coração e o grito da torcida. Ao Corinthians só é proibido uma coisa - desistir. E em 101 anos de história isso ainda não aconteceu e a menos que muita coisa mude no mundo, tenho certeza que jamais acontecerá. Não importa se o Corinthians é ou não o melhor time. O Corinthians não precisa ser o melhor, assim como o povo que ele personifica, o Corinthians só precisa se superar, só precisa seguir em frente e reagir quando todos acham que ele está derrotado, quando todos o subestimam. E não houve time com maior poder de reação e superação nesse campeonato.


Amanhã o povo terá que acordar cedo e ir trabalhar como em toda Segunda-feira, afinal, futebol não dá camisa pra ninguém. Mas amanhã especialmente, o povo fará isso um pouco mais feliz, porque hoje o campeonato acabou e o vencedor foi aquele que do Brasil é o clube mais brasileiro, o time do povo.

O Corinthians.





14 comentários:

  1. Foi fácil escrever isso?

    ResponderExcluir
  2. Facil nao foi mas com certeza me deixou muito feliz em ler esse texto e uma outra certeza é que tem q saber escrever muito bem , mesmo com o ambiente desfavoravel.

    Parabens Fabiao!!

    ResponderExcluir
  3. Esses lances das buzinas nem eu tava aguentando ontem ta loco, 3 da madruga .....vao dormir po##@ ! ahuahua

    ResponderExcluir
  4. Nos 30 minutos do segundo tempo, quando o campeonato já estava praticamente definido e os gritos de "Chupa bambi", "Chupa porcada", "Vai Curintia!" ecoavam pela rua, eu tava pensando - "pqp, ainda vou ter que escrever sobre o título desses filhas da p***..." HAHUAHUAHUAHUAHUA.

    Acabou o jogo e pensei - "não... eu não vou ser hipócrita, não vou escrever sobre título porra nenhuma". Daí eu desci para entregar um DVD na locadora, cumprimentei o porteiro e o cara tava com um sorriso de orelha a orelha, feliz mesmo. Falei - "Campeão hein?" e ele concordou com a cabeça, dizendo com uma simplicidade quase infantil - "você viu Fabio? A gente conseguiu...". Na rua os mesmos semblantes. Lembrei dos meus amigos corintianos que provavelmente estavam sentindo a mesma alegria.

    Me apeguei a isso para escrever.


    Mas mesmo assim foi foda. huauhahua

    ResponderExcluir
  5. cara...vc deve ter digitado isso dando socos nas teclas...
    gasparrr

    ResponderExcluir
  6. Ae Gaspar! (Usa a opção Nome/URL para postar a mensagem bicho!).

    Gostou desse texto ou ficou com cara de matéria imparcial da revista VEJA? hauuhahuahua

    ResponderExcluir
  7. Ah... me ajudem a divulgar o link nos blogs, fóruns e comunidades do Corinthians que vocês participam. A colunista de vocês no Globo Esporte atualiza de mês em mês aquele negócio lá, fica difícil fazer spam desse jeito... :D

    ResponderExcluir
  8. OTIMO POST..VINDO DE UM NAUM CORINTHIANO !!
    VOU DIVULGAR !!

    EH PENTA !! VAI CORINTHIANS !!!

    LUCASLHP

    ResponderExcluir
  9. Mto bom o texto, jah vim aki te azucrinar depois dakele empate contra os chorolados do sul, mas hj posso te dizer que cheguei a me sentir mto bem representado nas palavras de um não corinthiano!!!!
    Mto obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. O grande problema nao eh que não existe um "nao corintiano" e sim ANTI-CORINTIANO ....ahuhua

    Facil escrever morando numa casa no alto do penhasco , com vista para mar e um dia ensolarado para escrever algo que preste , agora ouvindo buzina , seu time perdendo a libertadores e escrevendo sobre o time que odeia ...tem q ter culhao...

    Parabens denovo Fabio.

    ResponderExcluir
  11. TIMÃOOOOOOO... EOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
    TIMÂOOOOOOO....EOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    MUITO BOM O TEXTO FABIÃO!!!

    Chuuuupaaaa bambizadaaaaaa....... :)

    ResponderExcluir
  12. Mais alguém está sentindo cheiro de comida queimando?

    :D

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de rir dessa , mas infelizmente quem cozinha aki em casa sou eu...HUAHUAUHAHUA

    ResponderExcluir