18 de dezembro de 2011

Gol do Barcelona...




Hoje eu acordei cedo, para ver um jogo de futebol. Não qualquer jogo, era a final do mundial entre aquele que há dois anos é o melhor time do Brasil e aquele que há 3 anos é o melhor time do mundo.

Sim, já faz algum tempo que o Santos se destaca como a melhor equipe brasileira. Quando tinha Robinho, André, Wesley, Arouca, Marquinhos, Ganso e Neymar em grande fase, o Santos jogava o fino da bola, ganhava de qualquer adversário no Brasil e ganhava fácil, ganhava bem, indo pra cima, tocando a bola no chão, driblando, dando show. Algumas peças saíram, Robinho levou sua genialidade para o Milan, mas o principal jogador ficou - Neymar. O garoto gênio joga demais, flutua em campo, dribla, toca, finaliza, decide jogos e campeonatos. Com elencos fortes, com a estrela de sua jóia rara brilhando cada vez mais e com a camisa mais tradicional do futebol brasileiro, a camisa que um dia foi vestida por Pelé no maior time de todos os tempos, o Santos foi ganhando tudo e encantando. Ganhou o Paulista, a Copa do Brasil, ganhou a América e foi ao Japão tentar ganhar o mundo.

Do outro lado, o Barcelona. O time que as crianças gostam de jogar no videogame, o time que todos dizem ser o melhor, o time que ganha tudo há 3 anos, que massacra seus adversários com no mínimo 70% de posse de bola em todo jogo. O time onde joga Lionel Messi. E onde jogam Xavi, Iniesta, Daniel Alves, David Villa, Puyol. O time que todos se perguntam depois de ver jogar - "quem pode parar esses caras?". Bom, o Santos pode, pensava eu. Jogo é jogo, futebol se decide em campo, não no papel. No futebol, ninguém morre na véspera. Pelo menos não o Santos Futebol Clube, tricampeão da Libertadores, bicampeão Mundial. Não o Santos de tantas glórias e tanta tradição.

E foi esse jogo que acordei cedo para assistir. E já tinha o título da minha crônica na cabeça - "O jogo do século". Totalmente clichê, mas era o que eu estava esperando ver. Um jogo épico, mágico. Imaginava ver Neymar entortando a coluna de Piqué e Messi deixando Durval sentado no chão. Esperava ver passes precisos de Iniesta e lançamentos geniais de Paulo Henrique Ganso. Esperava ver a raça de Puyol e Edu Dracena. Esperava ver gols de Borges e de Xavi, muitos gols, em uma grande disputa.

Mas com 5 minutos de jogo, percebi que não veria esse jogo. Sequer veria uma partida de futebol. Porque o Barcelona engana o mundo há algum tempo, jogando outro esporte. Afinal, como um time pode acertar tantos passes? Como 11 jogadores podem jogar com tanta aplicação tática? Como podem correr tanto, preenchendo todos os espaços do campo e sufocar o adversário na defesa o tempo todo? Como podem fazer gols com tamanha naturalidade? Como um time de futebol pode jogar assim?

Depois do primeiro, um golaço de Messi, tive esperança que o Santos reagiria. Pensei que no meu texto falaria que os espanhóis acharam que estava ganho, mas se esqueceram que o Santos é o time da virada, que o Santos é o time do amor.

Mas não. Depois do primeiro veio o segundo e depois o terceiro. E o jogo já estava definido antes disso. Depois veio o quarto, poderia ter vindo o quinto, sexto... Neymar não jogou, o Santos não jogou. O Barcelona não deixou jogar. O Barcelona fez o que sabe fazer de melhor - deu show, encantou, mostrou que é possível jogar no ataque, sem depender de bola parada, mostrou como se joga bola. Aliás, nos lembrou como é que se joga bola. Quando nós esquecemos disso? Quando foi que nós brasileiros, renegamos nossa vocação agressiva e nos tornamos covardes retranqueiros?

E a pergunta que continua sem resposta, talvez simplesmente por não ter resposta - "quem pode parar esses caras?".


Eu achei que o Santos poderia.

Mas eu estava completamente enganado.



10 comentários:

  1. Realmente, Barcelona joga outro esporte... Tem mta gente por aí falando mto do Santos, piadas, cartazes, tirinhas, etc. Porém, se fosse outro time brasileiro, o resultado seria o mesmo: Golllll do Barcelona!! :D
    Os caras mandam mto bem...

    Fiquei esperando um Santos mais agressivo tbm (nao no estilo quebra todo mundo, no estilo pra cima deles, como diz #calaboca Galvão Bueno).

    E as crianças escolhem o Barça no video-game, querem a camisa, simplesmentes pq só tem fera!

    ResponderExcluir
  2. Só o Mourinho conseguiu parar o Barcelona. Ele tem a chave do Segredo. Mas só acontece com alinhamento astral correto, noite de lua cheia e por aí vai.
    O Barcelona acabou com a graça do esporte - será que vão falar que o futebol acabou ? - assim como Michael Jordan e os Bulls; Schumacher e a Ferrari...enquanto esse time estiver no auge de sua forma física, vai ser difícil segurá-los. Só vejo o tempo para derrubá-los.
    E D. Patrícia sabe muito de futebol! Um dia faremos uma mesa-redonda.

    ResponderExcluir
  3. Como o Galvao disse...o Barcelona descobriu o bug do jogo ...

    gg

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!!!

    O texto e o Barcelona.

    ResponderExcluir
  5. Talvez o nosso tricolor de 21 anos atras poderia parar esse Barcelona !!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Sim, o São Paulo de Raí contra o de Barça de Messi. Esse sim seria o jogo do século.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Fábio, também achei.............Vamos ver se o meu Sport terá oportunidade nestge ano de 2012, eheheheheh.
    Olhe, a música está sendo ensaiada, como você mesmo deve ter cantando...........grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Assim como vc eu esperava ver um jogaço. Algo como 3x2, sabe... Não esperava vitória do Santos, mas.. isso... É, como já falaram aí, eles descobriram o bug do jogo. Zeraram o futebol.

    ResponderExcluir
  9. Era visto que o Santos não tinha chances, não é mesmo? Então... paciência.

    Fabio, obrigado por seguir "Na Janela com Gadomski". Agradeço seus comentários e visualizações. Um feliz e santo Natal para você e sua família. Muita prosperidade em 2012. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Tenha um Feliz Natal e um Ano Novo, repleto de alegrias e conquistas.

    ResponderExcluir