12 de março de 2012

Só não se sabe fé em quê



A ciência (ou talvez melhor dizendo - algumas pessoas que transmitem as informações e descobertas científicas) me parece agir de modo muito prepotente ao passar a imagem de que é capaz de resolver todos os problemas da humanidade e decifrar todos os enigmas do universo. Alguns defensores da ciência podem esbravejar - "mas a ciência não diz nada disso". Diz sim, às vezes com todas as letras, às vezes apenas deixando subentendido (o que é pior ainda, porque aí a prepotência  é combinada com dissimulação).

Teorias não são verdades, são apenas – teorias! Uma teoria é só uma entre infinitas possibilidades. Mesmo que todos os cálculos matemáticos indiquem, mesmo que todas as experiências e simulações de laboratório dêem certo, nunca um cientista poderá afirmar “essa é a verdade”. O que podem dizer (e na verdade a maioria diz, mas de maneira dissimulada) é - “acreditamos que assim seja a verdade” ou "pode ser que a verdade seja dessa forma, pode ser que a natureza siga esse modelo". 

Hoje, muitas teorias sobre a origem do universo e da vida por exemplo, exigem uma boa dose de fé para serem tomadas como verdade. Ora, depender de fé combina mais com a religião! É até engraçado ver um ateu conversando com um religioso, falando que é impossível Deus existir, mas logo em seguida vindo falar em teoria das cordas. Me parece o caso de trocar um ídolo pelo outro. As duas ideias são igualmente fantasiosas no meu entender. Alguma delas pode ser A verdade? Sim, claro. Talvez as duas, talvez nenhuma.

São temas interessantes de se estudar (Deus e a ciência), mas novamente faço a pergunta - que diferença concreta isso deveria fazer em nossas vidas, na vida do cidadão comum? Sim, eu sei que a ciência proporciona diversas coisas que teoricamente melhoram nossa qualidade de vida, etc. E que a religião teoricamente propicia respostas espirituais que ajudam algumas pessoas a preencher o vazio indissociável da condição humana. A pergunta é mais no sentido - "que diferença deveria fazer se o universo foi criado por Deus ou por Big Bang ou sei lá o quê?".

E quando a teoria de tudo - a combinação perfeita entre o modelo de Einstein e a física quântica - for encontrada, quando o bóson de Higgs finalmente aparecer em meio aos infinitos relatórios gerados pelo colisor de Hádrons, será que realmente teremos explicado todo o Universo e eliminado completamente outras possibilidades (Deus inclusive)? 


Acho que não.


21 comentários:

  1. NUNCA as pessoas saberão a verdade, até morrer, e ninguém quer morrer agora para descobrir. Mas uma coisa é fato, se andamos por aí vivendo de qualquer jeito, passando a perna nos outros, tratando mal as pessoas, não aceitando que Jesus Cristo morreu para nos salvar, temos duas chances em meu ver ao final de nossa vida:
    1º Deus não existe e não sabemos o que vai acontecer.
    2º Deus existe e sabemos o que vai acontecer de acordo com a bíblia que nós sabemos que é a sua palavra: Perdemos nossa única chance de mostrarmo-nos aptos a viver no novo mundo que será criado, pois vivemos de qualquer jeito neste.
    Hoje eu passo aqui e afirmo com toda a certeza que tenho, mesmo antes de morrer: Deus existe, e nós temos mais ou menos 100 anos de vida para que acreditemos e vivamos isto, hoje alguns leitores vão ler isso e a responsabilidade ficará com eles, sabem por quê?
    Porque a partir de agora ninguém que leu este comentário poderá, ao morrer, chegar frente a Deus e dizer:
    Eu não sabia que era assim, ninguém me falou.
    Pois aqui foi anunciado, quem não crer e não for batizado não será salvo.
    Esta é a diferença ao meu ver: o nosso destino, pois só viver aqui trabalhando e comendo e dormindo não faz sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente viver e comer nao tem sentido algum , como procurar a anti materia capaz de abrir um buraco negro ...

      Excluir
  2. Otimo ponto de vista!!!

    O que faz sentido em nossas vidas sao as pessoas ao redor , por mais inteligente ou sábia....no final de suas vidas(SE tiver tempo de refletir) o proposito é se voce foi uma boa pessoa para as outras...

    ResponderExcluir
  3. Complexo...mas independente de tudo, já que nascemos e estamos vivos, o jeito é tentar tirar o melhor proveito possível da vida e ser feliz..

    Saudações

    ResponderExcluir
  4. Entendi ... Mas essa pergunta é como se , você soubesse que o limão é verde, e você tem duvida que ele é roxo ou verde.
    Ele é verde ! Simples assim (...) rsrs

    A mesma coisa "Alguns seres estranhos (Eu chamo de estranho, porque só na cabeça deles), acreditam que vieram do macaco, eu acredito que Deus quem me criou e me formou e me cuidou, um dia te conto a minha historia" Mas Deus quem nos criou ! Eu não vim do macaco [credo], eu hein... Deus quem nos criou, Simples assim...

    Viu, tirei sua duvida né ?! rsrsrs

    Sabe quem fez a ciência ? Deus !

    Eu acredito em um Deus que é vivo, que não é feito de madeira, nem pedra, mas eu acredito em um Deus que tem suprido minhas necessidades e tem me ensinado coisas maravilhosas, tem estado comigo em todos os momentos...

    Deus esta presente na sua vida também ...

    Abraços..

    ResponderExcluir
  5. Eu creio em Deus fielmente, tive essa experiencia na minha vida, não sei explicar as outras coisas até pq minha mente é limitada. Um bom texto.

    ResponderExcluir
  6. Eu nem sei o que dizer, um bom texto, tem coisas que são particulares e individual, cremos no cremos e pronto.
    Fui ateia por 45 anos, até que tive uma experiencia sobrenatural, hoje sei que Deus existe, o que mudou em mim?
    Tudo.

    ResponderExcluir
  7. Li sua postagem estou seguindo seu blog
    com muito carinho.
    Um excelente texto o seu talvez soubesse falar mais sobre ele
    mais por vários motivos eu creio em Deus.
    Só basta analisar quem nos desperta a cada manhã.
    Linda semana.
    Beijos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço e retribuoa sua visita.
    Volte sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Fábio
    Retribuindo sua visita ao meu bloguito, obrigada pelo comentário inspirador.
    Seu texto é bem complexo e numa coisa eu acredito fielmente, no poder e na misericórdia de Deus. Sou testemunha disto, e não admito outra coisa. Mesmo crendo Nele não sou fanática, tenho os pés bem centrados no chão.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  10. "que diferença deveria fazer se o universo foi criado por Deus ou por Big Bang ou sei lá o quê"

    Nenhuma. Não acho que é isso que fará alguma diferença na vida de alguém... Aliás, na de algumas pessoas, com certeza faria, na vida daquelas que precisam de uma prova concreta e definitiva que Deus (não) existe... na vida das demais, nada muda.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o seu texto! Reflexões que nos leva aquela afirmação: Cada um é cada um buscando suas respostas. Eu creio em Deus e entendo que a diferença está na fé, tanto em Deus como no homem para o homem. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Creio que a fé e o amor seguem a mesma vertente: não se explicam,

    Mas são forças poderosas, que nos renovam, e nos movem,



    Bjkassssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto.
    Disse muito do que tenho pensado ultimamente.
    Não sei por que as pessoas brigam, discutem por esses motivos.
    Nada é concreto cada teoria necessita de um pouco de fé de cada pessoa que acredita nela. E o surgimento do universo é apenas um dos muitos mistérios da vida.


    Parabéns pelo texto ;*

    ResponderExcluir
  14. Fábio estou no meu trabalho e não posso te escrever direito...muito legal..seu blog...vou ler o texto em casa...pelo pouco que ví gostei..
    obrigada pelo convite..estou a te seguir..
    titi

    ResponderExcluir
  15. Fabio, estou aqui para agradecer a visita ao meu cantinho, aqui encontrei preciosos textos e mensagens, vou voltar .

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Parceiro, eu realmente não vejo muito sentido neste tipo de discussão, no entanto, o ser humano gosta de filosofar e discutir e, ateus ou teístas, o que presenciamos (desde o falecido Orkut onde haviam muitas comunidades de debates e teorias) são apenas pessoas querendo ser donas da verdade e querendo amaciar o ego. Não vejo um querendo buscar o conhecimento do outro que poderia supostamente lhe acrescentar algo. Todos tem posições firmes, radicais, imutáveis. Portanto, tais discussões são inúteis.
    Se eu creio em Deus ou não, é algo muito pessoal, não tenho que ficar propagando por aí, até porque não acredito que Deus ou uma Força Superior precise de mim. É isto que não admiro e deixei claro, até mesmo de modo um tanto agressivo, em meu blogue certa vez, é o modo como certas pessoas tendem a querer evangelizar pela internet, abordando seus contatos, intimidando-os até.
    Está certo, temos a liberdade de expressão e muitos teístas adoram ler e compartilhar estas mensagens "lindas", contanto, estou vendo até teístas de saco cheio disso tudo e eu me incluo na lista.
    Evangelizar, seja qual for a denominação, se faz pessoalmente quando se acredita ter o dom de evangelizador.
    Claro que sempre vem os defensores dos pregadores da internet dizer que "quem se incomodar que se retire, ou bloqueie, ou delete", mas a realidade nem sempre é assim. Não é o mesmo que na vida real, onde religiosos como Testemunhas de Jeová batem a sua porta e você só permite que entre se quiser. Aqui também vivemos em um ambiente que são como nossas casas, com a diferença que são invadidas e o "deletar e bloquear" é um trabalho a mais, como seria estes religiosos entrarem em sua casa (real) e você ter que ter o trabalho de expulsá-los.
    Por vezes é inevitável não presenciar e nem todas as mensagens são "lindas", o radicalismo de você estar almoçando e aproveitar seu tempo para navegar, do nada, vem um amigo seu do facebook tacando uma foto de um feto abortado em seu mural no intuito de chocar, para provar o quanto é contra o aborto, não me parece louvável.
    Não sou contra pessoas de fé, sou contra fanáticos e, infelizmente, a linha entre ambos é tênue.
    E existem ateus fanáticos também, como você mesmo expốs neste post, para mim, são tão insuportáveis quanto.

    ResponderExcluir
  17. Fábio, boas reflexões.

    Os cientistas gostam de dizer que suas teorias não são "achismos" pois elas são baseadas em boas evidências e algumas teorias estão bem estabelecidas. Ninguém em sã consciência negaria a força da gravidade ou que o mecanicismo de Newton ainda faz sentido, mesmo que tenha sido superado em muitos aspectos pela física quântica.

    Mas eu concordo com você que é engraçado um cientista negar a existência de uma Realidade Criadora(Deus) e vir falar de múltiplos universos ou da teoria das cordas como você citou. Tudo no universo é um assombro, por que Deus não caberia nele?

    abraços

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos! É um tema bastante interessante e eu gosto de ler tais assuntos que dizem respeito a ciência e a Deus. A ciência é importante para o nosso desenvolvimento, porém ela não é bem explicada por motivos diversos. Existem muitas controvérsias e interesses de países em apresentar fatos ou ocultá-los. No caso da cura de doenças já temos, tenho certeza, processos que facilitam ou até evitam a proliferação de males, porém o custo é alto e só interessa para quem tem dinheiro. Nesse caso nada é divulgado, ficando restrito a grupos de posses financeiras. Deus existe e tudo sobre a face da Terra prova: a chuva fina que cai, as plantas, o nascimento de um ser, enfim, uma infinidade de coisas que fazem o homem viver.

    ResponderExcluir
  19. Fábio Batista, amigo virtual que aprecia os meus trabalhos no blog www.moacirrodrigues.blogspot.com, desejo um mundo de felicidades para você e saiba que estou sempre lendo seus trabalhos, quando tenho tempo. São coisas interessantes e que nos fazem meditar. Facilita até meu trabalho, me dá idéias e faz com que eu tenha forças para continuar escrevendo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oiee Fábio!!
    Gostei do post...sim os que dizem ser ateus graças a Deus está cheio por ae.
    Muitos costumam dizer ah, o buraco aqui é mais embaixo, eu simplesmente respondo: ok!!Você até pode tapar o buraco aí debaixo de teus pés , mas quero ver você tapar aquele buraco lá de cima e aponto para o Céu.....indicando o Universo(pois simplesmente não tenho paciência, pra ser mais franca, não tenho saco mesmo pra fanatismo).
    Bjs

    ResponderExcluir